Casa São Roque / Coleção Peter Meeker
Artistas: Aura Rosenberg
Curadoria: Barbara Piwowarska
Local: Casa Particular - Rua da Cadeia, 10
Horário de funcionamento:
3ª feira a 6ª feira: 10h00 – 14h00
Sábado e Domingo: 10h00 – 13h00 / 15h00 – 18h00
Folha de Sala:
AURA ROSENBERG: A Storm from Paradise
A Casa São Roque tem o prazer de apresentar a primeira exposição individual de Aura Rosenberg em Portugal: A Storm from Paradise (Uma Tempestade do Paraíso). A exposição tem lugar no rés do chão de um edifício burguês de estilo art nouveau na Rua da Cadeia: a Casa Particular [Casa Henrique Cardoso], construída em 1917. Há cerca de cem anos, a empresa Cardoso & Telles vendia azeite e outros produtos alimentares a partir deste mesmo espaço.
Uma Tempestade do Paraíso é uma instalação alegórica que integra o projeto Angel of History, em curso, que se baseia na interpretação que a artista faz do ensaio seminal de Walter Benjamin, Sobre o conceito da História. As obras incluem um filme de animação, uma série de gravuras e esculturas de recordação da Coluna da Vitória (Die Siegessäule) numa vitrina junto à entrada.
O vídeo de animação Angel of History remete para a famosa alegoria de Benjamin “o anjo da história” numa forma de vernáculo que observa o camp, o kitsch e os jogos de computador. Este vídeo de cinco minutos imagina o arco da história como uma ruína que culmina no presente, simbolizado por um monte de sucata monumental. Esta pilha de escombros, uma montagem retirada de arquivos pictóricos online e de fotografias da artista, representa a catástrofe do “progresso” determinista. Apenas um relâmpago no final oferece um vislumbre do Paraíso - uma sugestão de possível redenção. Como diz Rosenberg: “o relâmpago... interrompe a dinâmica cataclísmica e recorda ao espetador a dialética da história, na qual o passado só pode ser recordado em relação às exigências do presente”.
O Angelus Novus de Paul Klee inspirou a crítica de Benjamin à história determinista. Este autor comprou esta impressão única em 1921 e guardou-a consigo durante muitos anos. Esta imagem constitui o núcleo do seu profético testamento de 1940, Über den Begriff der Geschichte (Sobre o conceito de história) e da sua 9ª tese. Para Benjamin, o Angelus Novus representava o “anjo da história”. Em Palestras sobre Filosofia da História, Georg Wilhelm Friedrich Hegel descreveu a ruína das sociedades passadas como o “lado bom” da história: como “a condição do progresso do espírito”. Benjamin inverte Hegel para revelar o “lado mau”, o lado da dominação e da opressão:
"Há um quadro de Klee intitulado Angelus Novus. Representa um anjo que parece preparar-se para se afastar de qualquer coisa que olha fixamente. Tem os olhos esbugalhados, a boca escancarada e as asas abertas. O anjo da história deve ter esse aspecto. Voltou o rosto para o passado. A cadeia de factos que aparece diante dos nossos olhos é para ele uma catástrofe sem fim, que incessantemente acumula ruínas sobre ruínas e lhas lança aos pés. Ele gostaria de parar para acordar os mortos e reconstituir, a partir dos seus fragmentos, aquilo que foi destruído. Mas do paraíso sopra um vendaval que se enrodilha nas suas asas, e que é tão forte que o anjo já as não consegue fechar. Esse vendaval arrasta-o imparavelmente para o futuro, a que ele volta as costas, enquanto o monte de ruínas à sua frente cresce até o céu. Aquilo a que chamamos o progresso é este vendaval”.
Black Noise apresenta-se como uma série de impressões derivadas do storyboard que Rosenberg utilizou para produzir o vídeo The Angel of History. Também aqui, um anjo representa a testemunha da história, olhando para uma sequência de cenas que retratam o passado. O parceiro de Rosenberg, John Miller, nota um paralelo entre estas gravuras e as gravuras utópicas de Grandville (Jean Ignace Isidore Gérard). Benjamin afirmava que as gravuras fantásticas de Grandville evidenciavam um “estilo cómico-cósmico”.
Por fim, os modelos em miniatura da Coluna da Vitória (Die Siegessäule) fazem parte de uma edição que Rosenberg realizou para a 3ª Bienal de Berlim. Depois de notar a ausência conspícua de lembranças deste monumento icónico, decidiu produzir The Missing Souvenir. A Siegessäule comemora a vitória da Alemanha sobre a França, em 1870, na Batalha de Sedan, que pôs fim à Guerra Franco-Prussiana e resultou na emergência da Alemanha como Estado-nação. Na base da Siegessäule encontra-se um museu de monumentos sendo possível subir a coluna até ao topo para chegar ao anjo dourado. Muitos conhecem a Siegessäule e o anjo dourado gigante do filme Asas do Desejo (1987), de Wim Wenders. Walter Benjamin conta a sua aversão deste monumento na Infância berlinense, por volta de 1900. Começou este livro de memórias em 1932, quando fugiu da Alemanha. Em 1939, Adolf Hitler transferiu a coluna da sua localização original, em frente ao Reichstag, para o local onde se encontra atualmente, no Tiergarten, e tornando-a mais alta e mais larga. Rosenberg conjetura que o seu passado perturbador como sendo a razão pela qual não existem recordações.
Atualmente, a história de Benjamin e os seus avisos são mais atuais do que nunca. Será que a catástrofe global levará à construção de um novo mundo?
English version:
A STORM FROM PARADISE
Casa São Roque is pleased to present A Storm from Paradise, Aura Rosenberg's first solo exhibition in Portugal. e show takes place on the ground floor of a bourgeois art nouveau building in Rua da Cadeia: the Casa Particular [Casa Henrique Cardoso], built in 1917. About one hundred years ago, the Cardoso &
Telles Company sold olive oil and other food out of the very same space.
A Storm from Paradise is an allegorical installation featuring Rosenberg's ongoing project Angel of History, which is based on the artist's interpretation of Walter Benjamin's seminal essay Thesis on the Philosophy of History [On the Concept of History]. the works include an animated film, a series of prints, and souvenir
sculptures of the Victory Column (Die Siegessäule) in a vitrine by the entrance.
e video animation Angel of History visualizes Benjamin's famous "the angel of history" allegory in a vernacular that flirts with camp, kitsch, and computer games. is five-minute video imagines the arc of history as a ruin culminating in the present, symbolized by a monumental scrap heap. e pile of rubble, a
montage culled from online pictorial archives and the artist's photographs, depicts the catastrophe of determinist "progress." Only a flash of lightning at the end offers a glimpse of Paradise – a hint of possible redemption. As Rosenberg put it: "the flash... interrupts the cataclysmic momentum and reminds the viewer of the dialectic of history in which the past can be recalled only in relation to the demands of the present".
Paul Klee’s Angelus Novus inspired Benjamin's critique of determinist history. Benjamin purchased this monoprint in 1921 and kept it with him for many years afterward. is image informs the core of his prophetic 1940 testament Über den Begri der Geschichte (On the Concept of History) and its 9th thesis. For Benjamin, Angelus Novus represented the "angel of history". In Lectures on the Philosophy of History, Georg Wilhelm Friedrich Hegel described the ruin of past societies as the "good side" of history: as "the condition of the progress of spirit." Benjamin inverts Hegel to reveal the "bad side," the side of domination
and oppression:
“A Klee painting named Angelus Novus shows an angel looking as though it is about to move away from something it is fixedly contemplating. Its eyes are staring, its mouth is open, its wings are spread. is is how one pictures the angel of history. Its face is turned toward the past. Where we perceive a chain of
events, it sees one single catastrophe, which keeps piling wreckage and hurls it in front of its feet. e angel would like to stay, awaken the dead, and make whole what has been smashed. But a storm is blowing in from Paradise; it has got caught in its wings with such violence that the angel can no longer close them.
e storm irresistibly propels it into the future to which its back is turned, while the pile of debris before it grows skyward. is storm is what we call progress”.
Black Noise is a series of prints derived from the storyboard Rosenberg used to produce the Angel of History video. Here, too, an Angel represents history's witness, looking down upon a sequence of scenes that depict the past. Rosenberg's partner, John Miller, notes a parallel between these prints and the utopian engravings of Grandville (Jean Ignace Isidore Gérard). Benjamin maintained that Grandville's fantastic prints evinced a "comic-cosmic style."
Finally, the miniature models of the Victory Column (Die Siegessäule) are part of an edition that Rosenberg produced for the 3rd Berlin Biennial. Aer noticing the conspicuous absence of souvenirs of this iconic monument, she decided to produce e Missing Souvenir. The Siegessäule commemorates Germany's 1870 victory over France in the Battle of Sedan, which ended the Franco-Prussian War and resulted in Germany's emergence as a nation-state. In the base of the Siegessäule one finds a museum of monuments, and one can climb the column to its top to reach the golden angel. Many know the Siegessäule and the giant golden angel from Wim Wender's film Wings of Desire (1987). Walter Benjamin
recounts his aversion to this monument in Berlin Childhood around 1900. He began this memoir in 1932, when he fled Germany. In 1939 Adolf Hitler moved the column from its original location in front of the Reichstag to where it stands now in Tiergarten and made it taller and broader. Rosenberg conjectures that
its troubling past is the reason why there are no souvenirs.
Now, the story of Benjamin and his forewarnings are timelier than ever. Will the global catastrophe lead to the building of a new world?
Sobre a Coleção Peter Meeker:
A Coleção Peter Meeker é uma coleção de artistas que inclui mais de 600 obras de cerca de 37 artistas portugueses e internacionais, permitindo percorrer a sua obra global. Inclui diversos meios e suportes, num período que vem desde a década de 80 até à atualidade. É regularmente exposta na Casa São Roque.