Rialto6 / Col. Maria e Armando Cabral
Artistas:
Henrique Pavão
Lawrence Weiner
Local: Museu Militar - Casa Mata
Horário de funcionamento:
3ª feira a Domingo: 10h00 – 12h30 / 14h30 – 19h00
Para entrar gratuitamente neste local, mostre na bilheteira a imagem abaixo.
Folha de Sala:
The Ultimate Romance (2023)
The Ultimate Romance é uma instalação composta por um vídeo HD (cor, som, 4’29’’, loop), uma escultura em bronze e uma vitrine.
A obra retrata o acto de uma tentativa falhada de copiar um artefacto da colecção Calouste Gulbenkian — Cabeça de Senuseret o III (c. 1860 a.C.) — e questiona a ideia de um tempo circular e as noções de fracasso e perda.
Através da lente de um projector colocado no centro de uma sala escura vemos o vídeo de um artefacto egípcio, uma das obras mais importantes da Colecção do Museu Calouste Gulbenkian – a maravilhosa Cabeça do Faraó Senuseret III feita de pedra obsidiana. O objeto está sobre uma plataforma giratória, numa valsa circular e atemporal — luzes laser vermelhas tentam copiar todas as suas linhas, reentrâncias e impurezas, e interceptam os seus traços negros espelhados. O artefato está a ser digitalizado na ala egípcia do Museu.
A filmagem é acompanhada por uma peça de som que lhe serve de banda sonora - uma versão cover muito fiel do tema Planet Caravan (1970) da banda britânica Black Sabbath interpretada por uma banda de tributo a Black Sabbath – Venïce Cathouse¹ . Esta balada hipnótica leva-nos, nas palavras de Eric Singer, baterista da banda (B.S), a “flutuar no cosmos com a nossa cara metade”...“É sobre alguém que leva o amor da sua vida numa nave espacial numa viagem às estrelas, no fim de semana mais romântico de todos.”
Não é surpreendente pensar que o escultor no antigo Egito era “aquele que mantinha vivo”. Retratos tridimensionais dos faraós eram trancados dentro das pirâmides com seus corpos, escondidos de todos e permitindo que a alma dessas entidades permanecesse viva e, com a ajuda da construção ascendente que os rodeava, encontrasse seu caminho até as estrelas. A Cabeça de Senwosret III numa dança, à medida que é escaneada e assim copiada - como cada acorde de Planet Caravan - é transformada numa imagem virtual, fundindo a sua camada primitiva inerente com uma camada extremamente futurista.
Também é interessante pensar que a obsidiana é a base dos Espelhos Negros, utilizada pelos astecas e por John Dee nas suas grandes expedições para afugentar os espíritos do mal. Outro facto muito importante é a incapacidade de um scanner 3D registrar superfícies espelhadas. É através desta premissa que se cria o terceiro elemento do projeto – a imagem captada pelo scanner foi impressa em 3D, e depois fundida em bronze² – transformando tudo isto numa tentativa falhada onde não há fim, não há referente, nenhum artefato, nenhum escultor, nenhum scanner, nenhuma cópia, nenhum riff, nenhuma banda, nenhuma dança – é tudo a mesma coisa.
Gostaria de dedicar esta maravilhosa viagem ao amor da minha vida, Carolina, e agradecer sobretudo aos Venïce Cathouse (Hugo Cazanova, Jonathan Bogard and Mário França) por terem embarcado na nave espacial comigo.
Henrique Pavão
¹ A banda sonora foi gravada num estúdio de som profissional através de uma mesa de mistura - Neve 8078 e o equipamento utilizado foi o mesmo utilizado pelos Black Sabbath na década de 70, exemplo disso é a coluna Leslie usada na voz.
² A escultura está exposta numa vitrine Rothstein, réplica das existentes na ala egípcia do Museu Gulbenkian. A vitrine aqui funciona como o a coluna Leslie; a cópia fracassada do artefacto é colocada dentro da mesma vitrine onde está o original, evidenciando e até enfatizando a ideia de fracasso e ruína.
No muro do Museu Militar:
Lawrence Weiner
SOFT MATTER FORMED & FORMED & FORMED AGAIN SO MUCH SO THAT FUNCTION NO LONGER MATTERS, 2010
Sobre a Coleção Maria e Armando Cabral:
O projecto Rialto6 questiona conceitos tradicionais de colecionar pretendendo afirmar-se como espaço de invocação na criação artística e na exploração de novos horizontes e possibilidades de relacionamento entre agentes, desafiando artistas, curadores e galeristas para projetos experimentais que explorem os seus limites.