Artistas:
Alberto Garcia-Alix
Alexandre Baptista
Antón Lamazares
Antoni Clavé
Carmen Calvo
Eduardo Chillida
Enrique Marty
Eva Lootz
Gonçalo Mabunda
Isabel Muñoz
Jaume Plensa
João Louro
João Maria Gusmão + Pedro Paiva
José de Guimarães
José Manuel Broto
José Manuel Ciria
Julião Sarmento
KCHO (Alexis Leyva Machado)
Lucio Muñoz
Manuel Rivera
Michelangelo Pistoletto
Nuno Cera
Rui Chafes
Rui Toscano
Santiago Ydáñez
Valter Vinagre
Victor Mira
Yonamine
Curadoria: Helena Mendes Pereira
Assistentes de Curadoria: Marina Fonseca, Ricardo Lima e Vasco Quintas
Local: Forte da Graça
Horário de funcionamento:
3ª feira a Domingo: 10h00 – 18h00
Folha de Sala:
Manuscrito encontrado numa garrafa - Obras da Coleção Norlinda e José Lima
A coleção Norlinda e José Lima é uma das mais representativas e extensas coleções de arte moderna e contemporânea disponíveis em Portugal, sendo reflexiva do panorama artístico nacional e internacional e mantendo um dinamismo aquisitivo que lhe permite ser espelho dos nossos dias. "Manuscrito encontrado numa garrafa" é o título de um conto de Edgar Allan Poe (EUA, 1809-1849), publicado em 1831 e conta a história de um personagem que vê o seu destino interrompido pelo inesperado, deixando-se inundar pelo medo do desconhecido. O universo fantástico de Poe e a nobreza do Forte da Graça, constituem-se assim como os motes para esta exposição que reúne cerca de trinta autores, incluindo um bom número de espanhóis, para explorar os conceitos de medo, solidão e fronteira que se adivinham como endémicos da pós-modernidade. Através de um circuito narrativo que interpreta o conto de Poe, os públicos deambularão por obras que exploram materiais e tecnologias como o vídeo, a fotografia, a pintura, a escultura, a assemblage ou a instalação e que se apropriam das linguagens da luz e da sombra, da presença e da ausência do corpo, mantendo um clima de tensão que convida à descoberta, também, do património.
Imagine-se num navio perdido em mar alto… use uma lanterna para visitar a exposição e não se assuste com os animais que habitam o espaço!
Nota:
A coleção Norlinda e José Lima encontra-se desde a sua fundação, em 2013, em depósito de longo prazo no Centro de Arte Oliva, onde tem sido apresentada num programa regular de exposições temporárias. A presente exposição resulta de uma parceria entre o Centro de Arte Oliva tutelado pelo Município de S. João da Madeira e o Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE) no âmbito do projeto FARRA 24 - Festa da Arte em Rede da Região do Alentejo, apoiado pelo Programa de Apoio a Projetos - RPAC da DGArtes.
___________
Para entrar gratuitamente no Forte da Graça, mostre na bilheteira a imagem abaixo.