Córtex Frontal e Plato
Artistas:
Bárbara Fonte
Catalina Julve Jaume
Jaime González Palencia
Joana Duarte
Luís Almeida
Nuno Félix da Costa
Mar Ramón Soriano
Curadoria:
Diogo Ramalho
Mercedes Vidal-Abarca
Local: Forte da Graça (Capela + 3 salas adjacentes)
Horário de funcionamento:
3ª feira a Domingo: 10h00 – 18h00
Para entrar gratuitamente neste local, mostre na bilheteira a imagem abaixo.
Folha de Sala:
A Raia / La Raya
A Raia é o nome para a fronteira Espanha-Portugal, uma das mais antigas fronteiras da Europa, com alguns limites estabelecidos desde o tempo do Condado Portucalense e do Reino de Leão. De uma forma mais ampla, a Raia é igualmente o espaço geográfico, de um e de outro lado da fronteira política, em que as populações partilham elementos históricos, linguísticos, culturais e económicos.
O Córtex Frontal - Residências Artísticas (Arraiolos), em colaboração com a Galeria Plato (Évora), criaram em 2023-24 um projeto que permitisse um maior diálogo entre artistas portugueses e espanhóis, fomentando a criação de networking e abrindo oportunidades de colaboração e exposição futuras. Trata-se da primeira edição de um projeto que prevê uma continuidade anual. Com a coordenação dos curadores Mercedes Vidal-Abarca e Diogo Ramalho, o projeto dividiu-se nas seguintes fases — open call, residências artístas e exposição final.
A primeira fase consistiu num apelo a candidaturas para a participação no projeto, sendo selecionados seis artistas visuais das duas nacionalidades. O formato de residência artística funcionou como uma ferramenta de criação, experimentação e investigação. Após a receção de inúmeros portfolios, os artistas finais foram selecionados e agrupados em três ciclos mensais de residência, realizada nas instalações do Córtex Frontal (segunda fase). Durante este período cada residente desenvolveu o seu projeto individual e foi acompanhado pelos curadores, que trabalharam em conjunto com cada artista durante todo o processo. A última fase deste projeto consistiu na definição curatorial e no diálogo com todos os intervenientes desta primeira edição da Raia. Em parceria com o MACE (Elvas) e enquadrado na Farra, o projeto apresenta-se aqui no espaço do Forte da Graça.
Sobre Córtex Frontal:
Córtex Frontal é um projeto cultural multidisciplinar criado em 2015, sediado em Arraiolos, que tem como objetivo promover atividades a nível local, nacional e internacional, colaborando com instituições e envolvendo artistas e comunidades diversificadas. Promove residências artísticas, workshops e exposições, e integra a Rede Portuguesa de Arte Contemporânea.
Sobre a Galeria Plato
A PLATO é uma plataforma multidisciplinar de criação, experimentação, produção e comercialização dedicada à arte e ao design. O projeto, criado por Diogo Ramalho – arquitecto, designer e curador – partiu da necessidade cada vez mais urgente de descentralizar, no território nacional, os focos de exposição e de debate das práticas artísticas contemporâneas. Surge assim, no centro histórico de Évora, um atelier, laboratório e galeria