Estrela Decadente
Artistas:
Carla Badillo Coronado
Francisco Amorim
Íris Neves
Joana Babau
Levan Sikharulidze
Maria Quintas
Rita Barreira
Valley Rosário
Xavier Almeida
Curadoria: Estrela Decadente
Coordenação: Xavier Almeida
Idealização: Ana Cristina Cachola
Local: Sociedade de Instrução e Recreio
Horário de funcionamento:
2ª feira a 6ª feira: 11h00 – 18h00
Sábado e Domingo: 10h00 – 18h00
Folha de Sala:
Manifestos e Manifestações
Com o grande fundo dos 50 anos de democracia em Portugal, Manifestos e Manifestações é um projecto duracional proposto pela curadora Ana Cachola ao colectivo Estrela Decadente, e que prevê três mostras do trabalho artístico em curso durante cinco meses, em concreto Elvas, Ovar e Beja. Em Elvas levantamos o trabalho desenvolvido no âmbito da residência artística Cultivamos Cultura em São Luís no Alentejo. Aqui pesquisámos e debatemos as performatividades, visualidades e materialidades dos Manifestos e Manifestações que nos circulam social e culturalmente, estruturámos constelações e pequenas timelines, mantivémo-nos em detalhes tipográficos e gráficos de manifestos e nas palavras de ordem, cores e sons das mais recentes manifestações políticas.
A partir destas sessões, interessou-nos particularmente a desmontagem das proposições implicadas nos manifestos (políticos, artísticos ou coincidentes), e a manifestação material do que ainda não está totalmente disponível para ter uma forma ou um curso de ação definido. Neste sentido, a nossa prática focou-se numa "topia" em tempo real, numa reconfiguração de palavras (sem ordem) e de materiais encontrados para uma nova assemblage em curso, que articule tanto a desmontagem do manifesto como a forma aberta da manifestação como plano do imanente.
Os modos e relações de produção da Estrela Decadente permanecem evidentes neste exercício colectivo. O elemento gráfico atravessa a instalação inter-medial, os posters, o graffiti, a banda desenhada, ilustração, texto poético e ensaístico, na fotografia, som, e imagem em movimento. Este universo gráfico é convergente com o recurso a materiais provisórios e de baixo custo; detritos urbanos para sua reutilização plástica (cartão, tecidos, latas de spray, tinta doméstica, objetos encontrados), bem como o recurso a tecnologia datada e acessível. Respigar como um modo de produção abre os materiais, condições e circunstâncias a um novo valor de uso enquanto articula um espaço social comum, aqui, a nossa manifestação em curso, a marcha decadente: animada e desengonçada pela qualidade cinética ( movimento/prática generativa) da reconfiguração, recombinação e improvisação do que já está disponível a manifestar-se mas ainda sem uma forma(s) absoluta(s).
Sobre a Estrela Decadante:
Estrela Decadente é um coletivo artístico que territorializa os espaços em que atua desde 2016 com práticas artísticas inscritas pela cultua independente, a auto-organização e o ativismo. Tem vindo a agregar uma comunidade heterogénea e flexível de artistas plásticos, curadores, ilustrados, músicos e performers, através de uma topografia provisória e de proximidade assente na participação comunitária.