Supermala
Artistas: SuperMala;
Curadoria: SuperMala;
Local: Sociedade de Instrução e Recreio
Horário:
2ª feira a 6ª feira: 11h00 – 18h00
Sábado e Domingo: 10h00 – 18h00
Folha de Sala:
God's Favourite
A Associação Supermala é uma associação sem fins lucrativos dirigida por Sofia Montanha e Henrique Loja, fundada em 2021.
Em Janeiro de 2020, iniciámos o projeto independente de exposições nómadas Supermala, que intersecta a moda do-it-yourself com a produção de arte contemporânea. Desde então, acolhemos exposições em Viena, Genebra, Madrid e Lisboa.
Neste formato colaborámos com os artistas Hugo Canoilas, Fraich Club, Débora Delmar, Katharina Höglinger, Ana Martínez Fernández & Ferrán Pla, Duvida Press, Sara Ravelli, Andreia Santana, Curtis Talwst Santiago e Ye Xe.
Em 2021, após a fundação da associação, inaugurámos a Mala, um espaço de arte que visa produzir, promover e apoiar artistas portugueses e internacionais no início das suas carreiras, situado no bairro da Ajuda, em Lisboa.
Deste então, apresentámos exposições individuais das artistas Aurélie Blanchette Dubois (exposição apoiada pelo Cantão de Genebra) , Beatriz Bentes, Cammisa Buerhaus, Sara Graça, Madalena Anjos e a exposição coletiva Fashion Time, organizada por Marlie Mul em parceria com a HEAD - Genève. Em 2023, apresentamos exposições individuais das artistas Leonor Parda e de Ana Martinéz Fernández, projetos suportados pelo Apoio à Produção da Fundação Calouste Gulbenkian.
Para além dos projetos in situ, em julho de 2021, a Supermala foi convidada pelo director das Galerias Municipais de Lisboa, Tobi Maier para fazer a curadoria do stand institucional das Galerias Municipais na feira ARCOmadrid. Em julho de 2022 a Supermala foi uma das entidades a participar no evento Aqui somos Rede - 15 Anos de MACE, em Elvas, a convite de Ana Cristina Cachola. Em agosto de 2022 a Mala participou na SYSTEMA, um projeto colaborativo e expositivo que reuniu espaços de arte de várias geografias, em Marselha (projeto apoiado pela FCG). Em fevereiro de 2023, a Mala participou na feira de arte Feria Material, na Cidade do México (projeto apoiado pela Pro Helvetia)
Em abril de 2023, fundámos juntamente com Joana Krämer Horta o festival Futuros da Liberdade, em co-parceria com a Rua das Gaivotas 6 e a Junta da Freguesia da Ajuda. O festival celebrou os 49 anos do 25 de Abril de 1974 através da performance, artes visuais, gastronomia e música. Em 2024, produzimos novamente o Futuros da Liberdade.
Sessão de escuta | 30 de junho, 16h
O que é uma música política? De que vale o tradicional? O tradicional materializa-se sobre versões de uma memória oral — agora praticamente extinta, ou em vias de — um repertório criativo de densidades variáveis. Na sessão de escuta reunimos músicas portuguesas entre 1969 e 2011 que tanto têm de intenção política como desse corpus tradicional.